Nossa História
A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja cristã protestante com atuação mundial que teve suas primeiras raízes entre as décadas de 1850 e 1860, concomitantemente nos Estados Unidos e na Europa.
Seu início se deu a partir de um grupo composto por homens e mulheres de várias denominações religiosas, estudiosos da Bíblia, que em 1863 organizou e oficializou uma estrutura denominacional, passando a adotar o nome “Igreja Adventista do Sétimo Dia”.
No Brasil, a mensagem adventista chegou por meio de impressos que ingressaram nas colônias de imigrantes alemães e austríacos, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Hoje são 16,3 milhões de membros em 203 países, dos quais 1,2 milhão estão no Brasil, país com maior número de adventistas no mundo.
A história da Igreja Adventista Central de Curitiba teve início em 1896, com as primeiras reuniões e estudos bíblicos realizados em solo paranaense, na mesma época em que foi estabelecido o Colégio Internacional de Curitiba, primeira instituição educacional Adventista do Brasil.
Entre 1896 e 1915, os cultos da Igreja Adventista do Sétimo Dia em Curitiba eram realizados em residências particulares ou nas dependências das escolas.
Em 1915 foi inaugurado o primeiro templo adventista do Paraná, na rua Saldanha Marinho e, em 1917, surgiria o primeiro Coral Jovem. A maioria dos hinos da época era canta da em alemão e acompanhada pelo órgão.
No ano de 1923, com os jovens da igreja realizando um trabalho muito dinâmico, foi criada a Liga MV (Missionários Voluntários) que, mais tarde, viria a ser chamada de J.A. (Jovens Adventistas).
Em 1935 a igreja já não comportava todos os membros da comunidade adventista. Nesse ano, iniciou-se a construção de um novo templo, na Rua Ermelino de Leão.
Outro momento importante a ser destacado, foi a inauguração da JAC (Juventude Adventista Curitibana) no bairro da Vista Alegre, um local destinado à confraternização e à prática de esportes.
No ano de 1966, foi estabelecido o templo da Alameda Doutor Carlos de Carvalho, com capacidade para mil membros. Nessa época, a juventude adventista da Igreja Central estava em plena ascensão. Surgia o Pinheirais, primeiro clube de Desbravadores do Paraná, tendo como seu primeiro diretor o Dr. Hugo Ari Marquart, a igreja ganhava outra sede social, a JAC Campestre, nascia a Igreja Jovem e a construção do CCA (Colégio Curitibano Adventista) começava, através dos esforços de muitos membros desta igreja.
Em 2007, a IASD Central de Curitiba já contava com quase dois mil membros. Mais uma vez, era necessário ampliar o tamanho da igreja. Dessa vez, optou-se por expandir o templo, ao invés de mudar de endereço. Durante dois anos de intensas obras, as reuniões e cultos foram realizados em um auditório adaptado nas dependências do CCA.
Ao final de 2010 tem início uma nova fase: a IASD Central de Curitiba reabre as portas de sua nova sede, em um prédio amplo e moderno, com capacidade para acomodar confortavelmente 2.200 pessoas. Mais que uma referência arquitetônica no coração da cidade, a nova igreja é um lugar de esperança para Curitiba e região.